segunda-feira, 23 de novembro de 2009

LEITURA BÍBLICA NA IGREJA - PESQUISA DE CAMPO


Quando paramos para pesquisar sobre as carta de Pedro, notamos que existe varias chaves de leituras dessas cartas, e cada um desses podem contribuir de maneira diferente quanto a idéia de Jesus Cristo e de Reino que é fundamental para o cristianismo e mais ainda para os discípulos que precisam alem de conhecer entender os planos do seu mestre.
Sabemos também que as leituras de Pedro nas igrejas pode ser de suma importância ainda hoje se atentarmos para um boa analise e aplicarmos para as nossas vidas, por isso nos dispomos à saber, como é a compreensão dos cristão nas igrejas hoje. Essa pesquisa foi feita entre cristãos de três igrejas batistas de lugares diferentes da Bahia, sendo todos ele com bom tempo de cristãos, todos casados e ativos em sua comunidade. Dois homens e quatro mulheres com atividades diferentes tais como: “Um cantor evangélico e representante comercial, Um pastor, Uma secretaria, Uma estudante, Uma dona de casa, Uma pedagoga”.


QUESTIONARIO PARA ENTREVISTA COM MEMBROS DA IGREJA BATISTA ALVORADA

I PEDRO

1. Em 1 Ped. 1.3-9. A salvação de Cristo produz efeitos já nessa vida ou apenas na vida futura?

2. Em 2.9 (falando aos gentios) participar do povo de Deus e uma oportunidade à todos ou à um grupo especial de pessoas? Justifique.

3. 2.4-6 Todos os cristãos são chamados por Jesus à contribuir, à partir da pedra viva – Jesus- para a construção de uma casa espiritual. Todos os cristãos contribuem igualmente para essa casa ou existe pessoas mais especiais que outras? Todos os crentes são sacerdotes ou Jesus designou esta função á alguns escolhidos?


4. Como Pedro pensa os cristãos de sua sociedade. Como deve ser a postura do crente na sociedade hoje?


Resumo de respostas com análise.

1. O cantor na primeira questão respondeu que a salvação já produz efeitos aqui, trazendo paz ao coração para nos conduzir a vida eterna com Cristo.
2. Na segunda questão ele disse que a oportunidade é para todos. E que o crente não perde a salvação, mas não devemos da lugar ao pecado e excitar a Deus. Que é para todos, mas nem todos os crentes aceitam a cristo de coração.
3. Na terceira ele fala que tem sacerdote que se destacam mais, se santificam mais para a obra.E sobre o contribuir ela acha q nem todos contribui, porque existem pessoas que aceitam a cristo apenas para não ir para o inferno, mas não quer trabalhar para o reino dele, aceita para não ir para o inferno, mas não tem frutos, então nem todos contribuem.
4. Na quarta questão ele cita um texto da bíblia. “todas as coisas me são licitas, mas nem todas me convêm”, na sociedade hoje as oportunidades de desagradar ao Senhor são muitas, de fazer coisas ilícitas e outras coisas, mas essa a liberdade q o Senhor nos da de poder servir e o que mais pesa é o compromisso que temos com Senhor com Deus e não fazer o seu nome escarnecer.

O Pastor. Reponde praticamente todas as questões com base bíblica e admite que esse é o que ele pensa das questões mas outras pessoas podem responder diferente usando textos bíblicos.
1. Na primeira pergunta na opinião dele já produz efeito hoje efeito de regeneração como diz a palavra de Deus no próprio texto de (1Ped. 2.9) isso citado por ele.
2. Na segunda ele da seu parecer sobre o destino e o objetivo dessa carta e fala: foi escrita para encorajar os cristão judeus. Eu não creio na predestinação q Jesus morreu apenas para um grupo de pessoas. O sacrifício de Jesus é para toda a humanidade, mas eu como ser humano tenho que aceita esse sacrifício pra me, ele nos chamou, ele chamou a todos.
3. Na terceira ele diz que todos são chamados para serem construtores dessa casa espiritual e cita o texto bíblico que diz “quando eu for levantado no madeiro atrairei todos para me” e não apenas alguns. Deus não faz acepção de pessoas e ele cita a epistola de Tiago quando exorta a comunidade “porque vocês chamam os ricos para sentaram em posição especial e aos pobres vocês nem convidam?” é-nos que fazemos acepção.Todos os crentes são sacerdote de se mesmo e cita (1 Ped. 2.9-10).
4. Na quarta questão ele cita algumas passagens de Jesus que ia ate os excluídos da sociedade e lhe dava o direito de voltar com dignidade para a sociedade e nisso ele crê que a igreja deve ser uma comunidade que viva em comunhão e a partir dessa comunidade ajudar as pessoas que estão em sua volta. A igreja não pode ser fechada, mas deve ser aberta para a sociedade porque a salvação não é exclusividade nossa, mas é para todos.

1. A secretaria na primeira responde: já nessa vida os efeitos benéficos Jesus começam trabalhando em nosso coração nos preparando para a vida futura.
2. Na segunda questão ela diz que é pra todos porque Deus veio p/ todos tanto gentios como gregos, Deus não faz acepção de pessoas, isso é um privilegio uma oportunidade.
3. Na terceira fala que existe pessoas que são mais especiais que outras, que se dedicam mais p/ a casa do Senhor, cada um tem seu limite, tem sua maneira de ser muito se dão um todo, outros só se dão um pouco e outros nada só querem receber. Mas que todos nos somos sacerdotes de cristo e devemos levar a sua palavra aos q não tem.
4. Na quarta que nos devemos sujeitar uns aos outro e as autoridades e respeita as autoridades.
Devemos sujeitar uns aos outro e as autoridades e respeita as autoridades.
Devemos fazer a diferença como cristão devemos levar a palavra mesmo sedo pisoteado com amor.
Devemos a cada instante esta exortando os irmãos com a palavra de Deus para não fazer coisas erradas.
Nos temos liberdade hoje de ser cristão e pregar a palavra de Deus nos temos a liberdade,como ter a liberdade... é ... buscando a Deus ...mas temos uma liberdade um pouco limitada pois temos que esta sujeitos as autoridades desse mundo também.



1. A Estudante na primeira questão diz que Já produz efeitos aqui, mas estamos nos preparando para outra vida.
2. Na segunda responde que a salvação é para todos... eu pensava que aqui estava falando para os judeus...
3. Na terceira pergunta falando de contribuição e se há pessoas especiais ela diz: eu acho assim que todos têm a sua contribuição... que todos são iguais diante de Deus preto, branco, rico ou pobre. Na questão de se somos sacerdote ela disse que não sabe bem.
4. Na quarta questão ela responde que como cristão devemos também obedecer às leis desse mundo, pois se há lei é porque existe algo q pode ser passar do limite. Tem que ter limite para que as pessoas possam ter uma vida adequada, respeitando as leis desse mundo com postura e integridade.

1. Dona de casa na primeira: já produz efeitos já nessa vida, porque aqui temos uma esperança que temos a vida eterna.
2. Na segunda ela responde apontando para a palavra de Deus: “Jesus veio para os seus, mas os seu não receberam e todos quantos o recebe são digno do reino dos céus ele diz que todos quantos vem a me de modo nenhum lançarei fora, mas ressuscitarei no ultimo dia”.
3. Na terceira, responde que não há pessoas mais especiais para Deus, cada um faz aquilo que Deus lhe da o dom para fazer e mais especial para Deus não tem. Todos nos somos sacerdotes. Comenta partes de versículos bíblicos: é como diz a parábola do trabalhador q aquele que trabalhou uma hora recebeu o mesmo valor que os q trabalharam o dia todo.
4. Na quarta questão ela fala: nossa postura diante da sociedade hoje é nos vivemos em mundo corrupto, pio que aquele tempo é a nossa postura é se comporta bem diante da sociedade obedecer às leis e as autoridades, teme a Deus e fazer o bem para quando alguém falar alguma coisa conta agente, agente possa responder bem segundo a nossa vida.


1. Pedagoga na primeira questão a reposta é sim agora quando aceitamos a Jesus sentimos a alegria da salvação com a certeza da vida eterna.
2. Na segunda ela usa a bíblia como base e responde que Jesus veio para os seus, mas os seus não o receberam, mas a todos quanto o receberam deu lhe o poder de ser feito filho de Deus através de Jesus. Para todos
3. Na terceira novamente cita a palavra Deus não faz acepção de pessoa todos contribuem igualmente e cita (1Ped 2.5). Quanto ao sacerdócio ela diz que todos nos somos sacerdote
4. Na quarta ela responde com bíblia “conhecerei a verdade e a verdade vós libertara” devemos ser submisso as leis e servir aos homens como se fosse a Deus.

RESUMO DAS RESPOSTAS
Respostas em seqüência dos entrevistados
Cantor evangélico e representante comercial; Pastor; Secretaria; Estudante; Dona de casa; Pedagoga.

Primeira:
Já produz efeitos aqui;
Já produz efeito hoje efeito de regeneração;
Já nessa vida os efeitos benéficos;
Já produz efeitos aqui;
Já produz efeitos já nessa vida;
Sim agora quando aceitamos a Jesus sentimos a alegria.

Segunda:
A oportunidade é para todos;
Ele chamou a todos;
Pra todos porque Deus veio p/ todos tanto gentios como gregos;
Salvação é para todos;
Jesus veio para os seus, mas os seu não receberam e todos quantos o recebe são digno do reino dos céus;
Jesus veio para os seus, mas os seus não o receberam, mas a todos quanto o receberam deu lhe o poder de ser feito filho de Deus;
Terceira:
Nem todos contribuem, tem sacerdote q se destacam mais;
Todos são chamados para serem construtores dessa casa espiritual, Deus não faz acepção, Todos os crentes são sacerdote de se mesmo;
Existem pessoas que são mais especiais que outras. Todos nos somos sacerdotes;
Todos são iguais diante de Deus preto, branco, rico ou pobre;
Não há pessoas mais especiais para Deus, Todos nos somos sacerdotes; Deus não faz acepção, todos nos somos sacerdote;
Quarta:
Todas as coisas, mas nem todas nos convém;
A igreja não pode ser fechada, mas deve ser aberta para a sociedade; devemos sujeitar uns aos outro e as autoridades;
Obedecer às leis;
Obedecer às leis e as autoridades;
Ser submisso as leis e servir aos homens como se fosse a Deus.

Essa pesquisa que foi feita com questões tiradas da carta de (1° Pedro) para analisarmos quais são as interpretações que as pessoas nas igrejas fazem dessa carta a fim de como lideres, partindo do resultado, quando em uma comunidade pode dar um ensinamento adequado para os nossos dias. Pois percebemos que ainda há lideres que não contextualizam bem as mensagens e o povo repassa o que aprende.


Por Ismael Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário