quinta-feira, 26 de novembro de 2009

ASPECTOS TEOLÓGICO-PASTORAIS

Aspectos teológicos pastorais da 1ª Epistola de Pedro, segundo comentários de ( Raymund Brow, Kenner Roger C. Terra, Alberto Antoniazi )

Antes de falarmos de aspectos teológicos pastorais é muito importante sabermos do contexto econômico-social da época*
No primeiro século o império romano tinha como ponto de destaque a agricultura, e uma população que na sua maioria trabalhava no meio rural, em trabalhos pesados, e o que caracterizava o extrato superior era a posse de terras, valendo mais do que o acumulo de dinheiro em cofres, portanto a elite era formado por grandes senhores de terras, quem trabalhava na agricultura geralmente vivia em um baixo padrão de subsistência; a comunidade cristã da época na sua maioria não estava incluída na elite, que era olhada com reservas pela mesma.
A provável composição das comunidades dos crente no final do primeiro século, nas cidades helenísticas era:
#Escravos de diversas categorias
#Libertos
#Comerciantes
#Estrangeiros (artífices, cidadãos livres mas pobres)
*STENGEMANN, Ekehard e Wolfgang – Historia Social do Protocristianismo.



PONTOS IMPORTANTES SEGUNDO BROWN:

A VALORIZAÇÃO DO AUTOR; O autor é identificado como apóstolo de JESUS CRISTO, e não como Simão Pedro, querendo assim reforçar o caráter de líder instituído pelo próprio MESTRE sobre a igreja.

O INCENTIVO; O autor procura animar a comunidade a permanecer firme mesmo diante das dificuldades que estavam sendo enfrentadas no período, como :
#Rejeição
#Calunias
#Injurias
#Perseguição por parte da população, que não entendia as atitudes das comunidades cristãs de não participarem de suas praticas libertinas.
Segundo Brown quando o autor se refere às tribulações, está falando dessas dificuldades, que estava levando muitos a desistir da fé, voltando às suas antigas praticas.

A SOCIALIZAÇÂO; Apesar do autor chamar a atenção para uma vida separada das praticas pagãs, ele mostra que deve haver o devido respeito às autoridades, querendo assim evitar possíveis conflitos entre ambas, e chama a atenção aos servos para que sejam submissos aos seus senhores, como também à hierarquia familiar e eclesiástica, querendo assim evitar possíveis conflitos internos.

DOUTRINA; No aspecto doutrinário o autor chama atenção ao batismo com referencia nas águas do dilúvio, mostrando-as com um marco de um reinicio purificando a humanidade do mal que a assolava.

Segundo Kenner Roger C. Terra:

OBJETIVO; Trazer uma proposta social com caráter preservativo promovendo a esperança de um futuro melhor através de uma linguagem temperada com um caráter apocalíptico.
PUBLICO; Judeus e gentios que moravam na Ásia menor, que provavelmente viviam de maneira precária, que encontravam refugio na “seita dos cristãos”, que padeciam perseguição por não se associarem à vida imoral daqueles que viviam ao seu redor.
Parapidemoi= Forasteiros migrantes
Paroikoi= Estrangeiros residentes

A CRISE; Com a perseguição da população a dificuldade maior dessa comunidade não era com o estado propriamente dito e sim com as calunias , difamações , e acusações infundadas que a população fazia contra a mesma, onde o autor aconselha para que seja dada honra às autoridades.
Diante dessa realidade a igreja “Edifício Espiritual” estava aberta para receber todos aqueles que se achavam rejeitados dando a eles a morada que lhes faltava trazendo a eles a promessa de uma casa celeste.

O ATAQUE; A epístola ataca os falsos mestres, e as falcas doutrinas que os mesmos estavam introduzindo na comunidade, desfazendo do ensinamento dos apóstolos, induzindo a comunidade a desacreditar da volta de JESUS, usando a prerrogativa de que todos aqueles apóstolos que pegavam essa mensagem já haviam morrido, e nenhuma dessas palavras ainda não havia se cumprido.
ALBERTO ANTONIAZI:

O ALVO; O alvo dessa epístola é uma comunidade afligida por aqueles que estavam ao seu redor, uma população que os cercava com calunias, injurias, difamações, e todo tipo de ameaças; comunidade essa que era formada por pessoas que estavam dispersas do seu verdadeiro lar, que receberiam através desses escritos uma mensagem de animo, mesmo diante da hostilidade sofrida por parte da população que não a compreendia como deveria, rejeitando as suas atitudes, e promover a união interna da comunidade combatendo as falsas doutrinas, que os falsos mestres estavam introduzindo no meio da mesma,
ECLESIOLOGIA; o autor procura estabelecer o caráter institucional, promovendo uma hierarquia interna, exortando a que fossem honrados os mais velhos, e que houvesse um respeito mutou entre os mais jovens e os mais velhos, promovendo o fortalecimento da comunidade.


CONCLUSÃO:
Olhando para esses comentários podemos ver uma comunidade que estava vivendo momentos de crise (econômica, social, e doutrinaria), que a levava a viver , conflitos internos e externos, e o enfraquecimento da fé da mesma; se tornando necessária a intervenção do autor , através dessa epístola que tem um caráter exortativo e estimulante para aquela comunidade, buscando organiza-la e fortalece-la, reforçando a doutrina dos apóstolos, e combatendo os falsos mestres com suas falsas doutrinas.

Um comentário:

  1. Parabenizo a equipe pela abordagem do assunto que de forma simples de direta abordou os principais temas contidos na espistola, ajudando-me assim a compreender melhor.


    Vicente Costa Sena

    ResponderExcluir